Suspenderemos nossas atividades nos dias 24, quinta-feira, e 25, sexta-feira, deste mês, em função da Lavagem de Itapuã.
Retornaremos dia 28, segunda-feira, normalmente.
![]() |
Fonte: http://www.portalfalacidadao.net/2011/02/comunidade-resgata-tradicao-de-106-anos.html |
A tradicional Festa de Largo de Itapuã, que neste ano completa 106 anos, retoma a valorização das características culturais tradicionais da comunidade nativa de Itapuã. A festa, que este ano acontece no dia 24 de fevereiro, tem como tema Itapuã Nativa Ativa, e apresenta uma proposta de fortalecer a identidade e diversidade do bairro através da homenagem a figuras representativas da comunidade como D. Cabocla e Juvená.
Dona Cabocla - personalidade feminina ativa, com rica história de vida, que aos 88 anos ainda acompanha a efervescência cultural do bairro participando e cantando nos eventos musicais; representa a força da família.
Juvená – psicólogo, morador do bairro a mais de quatro décadas, é uma figura antológica das festas de largo da cidade e sua barraca ficou famosa por ser um “point” da diversidade cultural soteropolitana.
Um carro alegórico será decorado para desfilar com os homenageados durante o tradicional cortejo, saindo de Placafor até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia de Itapuã.
Programação da Festa
Quinta feira – 24 de fevereiro
2h – saída do Bando Anunciador – Grupo de percussionistas da comunidade que percorre as ruas do bairro, com fogos de artifícios e cânticos, anunciando a Festa.
5h – Alvorada – manifestação tradicional de religiosidade idealizado pela saudosa D. Niçu, em que os nativos lavam as escadarias da Igreja com queima de fogos de artifícios e depois faz samba de roda. Termina com um variado café da manhã.
10h – Saida do Cortejo – Composto por 200 baianas vestindo seus trajes tradicionais e água de cheiro, acompanhadas por Alabês que desfilam até a Igreja N.S. da Conceição de Itapuã, quando fazem a lavagem oficial do adro da Igreja. As baianas são seguidas por grupos de ciclistas, capoeiristas, personalidades e personagens populares da cultura soteropolitana.
10h30 – Desfile dos blocos – saída dos blocos de chão, arrastões, afoxés, batucadas, que participam com criatividade e irreverência: A Lenda do Pássaro do Abaeté - As Ganhadeiras de Itapuã – Malê Debalê – Galera do Mar – Lendas de Itapuã – As Conquistadoras – As Tabaroas –Rmluada – Bloco Sariguê – Amigos da Sereia – Cortejo Ami Itapuã - Sentido Contrário – Sem Nome –Bloco Ajapá – Revisa África – Samba Beleza – Bloco Maré – Miserê Mamãe – Chabinsc - Afoxé Korin Nagô – Tabaréu Mirim – Arrastão da Conquista, dentre outros
Sexta-feira – 25 de fevereiro – Palco – Abertura com a presença dos homenageados da Lavagem de Itapuã. Com grupos artísticos e musicais do bairro.
Sábado – 26 de fevereiro – Palco – Ato ecumênico que objetiva envolver os segmentos religiosos da comunidade, destacando o caráter do sincretismo da festa; apresentação do Terno de Reis. Após, desfile pelas ruas do bairro do Cortejo Afoxé Korin Nagô – grupo cultural que resgata antigas tradições. Das 20h as 23h, apresentações musicais.
Domingo – 27 de fevereiro – Apresentações musicais – 18h às 21h.
Segunda-feira gorda de Itapuã – 28 de fevereiro - A partir das 12h – Encerramento da Lavagem de Itapuã: confraternização com uma das especialidades da culinária local, a Peixada Nativa e uma Moqueca de Folha, na Senzala do Samba. Às 16h, será feito a entrega do Presente de Iemanjá, evento coordenado baiana Gildete Mendes, que leva oferenda a Iemanjá – a rainha do Mar e é realizado por moradores e pescadores de Itapuã a mais de 20 anos.
Essa tradição não pode morrer, contamos com a força dos meios de comunicação.
Propostas da Comissão
A comunidade participa através das suas associações locais, opinando e decidindo, juntamente com a representação municipal, sobre a programação da festa. Projeta, com a Coordenação dos Carnavais de Bairro, a montagem de um palco do carnaval, na área em frente à 12ª delegacia, dando mais segurança e conforto aos participantes, e possibilitando a realização de atividades culturais durante quatro dias – de 24 a 27 de fevereiro (quinta a domingo).
Reuniões abertas todas as terças, a partir das 19h, na Casa da Cultura Senzala do Samba. Contatos: 9999-6234 / 9158-8807 / 92932271 / 9145-2789.