segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto Dengue na Web (UFBA/ISC)



O Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), o Instituto de Física (IF/UFBA) e o Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde – CITECS convida o público para o lançamento oficial do projeto Dengue na Web, que ocorrerá na próxima terça-feira, 08 de novembro, às 8h30, no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Sala dos Conselhos.

O Dengue na Web é um projeto que utiliza a Internet como ferramenta de aproximação entre cidadãos e pesquisadores do campo da saúde pública, com o objetivo de identificar onde ocorrem os casos da doença na cidade do Salvador.Todos podem participar, basta possuir endereço de correio eletrônico e registrar-se no site http://www.denguenaweb.ufba.br/ para informar a presença ou não de sintomas da dengue, ou ainda a ocorrência de casos nos diversos locais da cidade.

Depois de cadastrados no site, os participantes recebem semanalmente, o boletim informativo enviado por e-mail com curiosidades e notícias sobre a dengue e são convidados a preencher, em alguns segundos, um pequeno questionário sobre os sintomas da dengue (ou ausência deles), observados durante a semana anterior. A coleta de dados tem por objetivo analisar em tempo real, a evolução da epidemia. Desta forma, qualquer cidadão pode contribuir com informação pertinente para o desenvolvimento de modelos epidemiológicos sobre a dengue. Os dados são anônimos e destinam-se exclusivamente a este projeto.

Esta informação não concorre com a que é obtida pelos métodos de vigilância das instituições de saúde, a cargo do Ministério da Saúde. Trata-se de metodologias e amostras diferentes, que se complementam, para uma melhor compreensão da ocorrência e disseminação da dengue na cidade do Salvador.

Os dados obtidos são analisados por investigadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Todas as informações ficarão disponibilizadas no site, a exemplo de curvas de incidência, projeção georreferenciada em mapas de diferentes escalas, bases de dados para fins de investigação, etc. Este trabalho é acompanhado pelo desenvolvimento de modelos matemáticos e plataformas computacionais com capacidade para simular a propagação da dengue na cidade e avaliar cenários de intervenção.

A ideia de coletar e analisar em "tempo real" dados sobre a epidemia sazonal da dengue, utilizando a Internet e com base na participação voluntária dos cidadãos, nasceu inspirada na existência de um projeto na Europa, que usa a Internet para monitorar a gripe, o Gripenet.

Seguindo esse exemplo, o projeto Dengue na Web é desenvolvido por pesquisadores do ISC-UFBA e conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), de Portugal.

A Ananda - Escola e Centro de Estudos está sendo a Escola Piloto deste importantíssimo Projeto.

Componentes do Projeto Dengue na Web estiveram na Escola Ananda no dia 14/09. Agora será a vez dos estudantes e seus familiares conhecerem e participarem da fase Piloto do Projeto com o objetivo de avaliar a adesão dos participantes ao site.

A escola Ananda foi a primeira das três outras selecionadas para fazer parte do Projeto Piloto. Ao longo de todo o dia, educandos dos ensinos fundamental I (manhã) e fundamental II (tarde), discutiram sobre a dengue e fizeram simulações no site de como se cadastrar e responder aos questionários de sintomas e avaliação.

A receptividade dos estudantes foi muito boa, para o estudante Lair, do ensino fundamental I, a palestra demonstrou a importância do site, segundo ele a partir de agora será mais fácil divulgar aos seus amigos como eles podem participar do Dengue na Web. Já para estudante Letícia, sexto ano do ensino fundamental, o site dá agilidade na identificação de possíveis casos. “A internet é uma ótima opção para informar de maneira rápida os sintomas”, disse Letícia.

A coordenadora pedagógica da Escola Ananda Larissa Soares da Cunha, falou sobre a proposta do site, e acredita na internet como um meio eficaz à realização da pesquisa. “O nosso papel como educadores, é de sensibilizar a comunidade escolar, já que este projeto é um importante aliado na identificação dos casos de dengue”, afirmou Larissa.

Ontem, 07/11/11, as pesquisadoras da UFBA/ISC Drª Florisneide Barreto e Drª Martha Itaparica, retornaram à nossa escola juntamente com uma equipe da TV Bahia para gravar matéria de divulgação com os nossos educandos.

Confiram o vídeo em:


Mas não esqueçam, não basta divulgar. É preciso entrar no site, se cadastrar e responder aos questionários semanalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário