quinta-feira, 3 de novembro de 2011

FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Os pesquisadores do Centro de Investigações e Estudos Neofilosóficos de Ciências Avançadas - Projeto C.I.E.N.CI.A. - irão inscrever os seus projetos de pesquisa na FEBRACE 2012, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de março na Universidade de São Paulo (USP).

Confiram aqui, o resumo de alguns trabalhos:

ABAIXE O VOLUME DO SOM, O SEU CARRO NÃO É TRIO ELÉTRICO


Autor: João Pedro Araújo Penha¹ 
Orientadora: Ana Lúcia Oliveira da Cruz²

 
A música e os batuques dos tambores e timbais de descendência africana é uma marca da cidade de Salvador. No entanto, muitas pessoas não respeitam a Lei do Silêncio, colocando o som dos seus automóveis em volumes altos em qualquer horário e local, atrapalhando o sossego de quem pretende descansar. Existe uma Lei Municipal de nº 5. 354/98 que dispõe sobre sons urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão, cria licença para utilização sonora e dá outras providências. A elaboração desse projeto tem como objetivos dar conhecimento da existência de um órgão responsável pelo cumprimento de tal Lei – SUCOM – Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do solo do Município; sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cumprir essa Lei e garantir a saúde, a segurança, o sossego e o bem estar público, através de campanhas de divulgação, a princípio em nossa escola, e depois em toda a comunidade, usando o site e os blogs da escola, programas de rádio e televisão, dentre outros meios de comunicação.


PALAVRAS-CHAVE: Poluição sonora. Lei do Silêncio. Sensibilização.  


CARTILHA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DO CÉREBRO NA FASE DA PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA


Autor: Daniel França Silvério¹ 
Orientadora: Ana Lúcia Oliveira da Cruz²

 

A puberdade é uma fase de turbulências. Por estarmos em um período de transformações biológicas, ficamos confusos, inseguros e vulneráveis. Agimos sem refletir e, muitas vezes, nos arrependemos depois. Por estar atravessando essa fase, e por querer saber lidar melhor com minhas emoções, sentimentos, pensamentos e ações, desenvolvemos uma cartilha com dicas de como saber lidar com essas turbulências e transtornos próprios da fase. Para tanto, realizamos um estudo através de pesquisa bibliográfica. Tendo como objetivo também, apresentar as alterações no cérebro em amadurecimento que originam as mudanças no comportamento, as tempestades emocionais, crises familiares e a busca de riscos, ajudando aos pais e educadores a lidarem com seus filhos e educandos, encorajando-os a levarem a adolescência com mais tranqüilidade. Utilizamos como referencial teórico Carr-Gregg. Shale (2009) e Herculano-Houzel (2005).


PALAVRAS-CHAVE: Puberdade. Transformações. Cartilha.



O USO DO TRANSPORTE SOLIDÁRIO NA ESCOLA: REDUZINDO A POLUIÇÃO CAUSADA POR AUTOMÓVEIS NO TRÂNSITO DE SALVADOR


Autor: Bruno Santos Santana¹ 
Orientadora: Ana Lúcia Oliveira da Cruz²


 
Segundo os dados da Transalvador – Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador, a cidade tem cerca de 3 milhões de habitantes, e uma frota de 700 mil carros nas ruas. O crescimento da frota de automóveis no trânsito acarreta, além de congestionamentos, o aumento da poluição do ar. Utilizando o que estabelece a LEI nº 8.723, DE 28 DE OUTUBRO DE 1993, que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores, apresentamos a proposta do uso do transporte solidário em nossa escola. O transporte solidário na escola consiste no revezamento de veículos entre os pais, mães e responsáveis pelos estudantes que moram e estudam em locais próximos. No período de implantação do Projeto de Transporte Solidário na Escola, verificou-se que grande parte das pessoas envolvidas estava satisfeita com a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera do nosso planeta, além de colaborar com a economia gerada por esta prática.


PALAVRAS-CHAVE: Trânsito de Salvador. Poluição do ar. Transporte Solidário.  



¹Estudantes da 5ª e 7ª Série, pesquisadores do Centro de Investigações e Estudos Neofilosóficos de Ciências Avançadas (Projeto C.I.E.N.CI.A.), da Ananda – Escola e Centro de Estudos. ²Educadora, especialista em Consciência e Educação (ISEO), Pós-Graduanda em Neuroeducação pelo Instituto de Pesquisas em Neuroeducação, coordenadora do Projeto C.I.E.N.CI.A. – coordenadora do Núcleo de Geniologia da Ananda Escola e Centro de Estudos e consultora pedagógica da disciplina Ciências, docente do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário